O que é Incontinência Urinária?

 Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. O distúrbio é mais frequente no sexo feminino e geralmente se manifesta na quinta ou sexta década de vida, podendo ocorrer em mulheres mais jovens.

 Quando uma perda urinária é considerada IMPORTANTE?

Causas da Incontinência

  • Flacidez da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;
  • Gravidez e parto – quanto mais gestações, maior o risco;
  • Tosse crônica dos fumantes;
  • Obesidade;
  • Histerectomia – retirada cirúrgica do útero;
  • Bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do portador;
  • Ressecamento / atrofia vaginal em mulheres na menopausa;
  • Infecção urinária.

Quais os TIPOS de Incontinência Urinária?

  1. Incontinência de esforço

A incontinência urinária de esforço pode acontecer em situações comuns no dia a dia, como em acessos de tosse ou risos muito fortes, que pressionam a região mais baixa do abdômen, onde está localizada a bexiga, causando dificuldade em controlar a urina. É mais comum em mulheres mais velhas, principalmente que já passaram por cirurgias pélvicas, histerectomias, obesas e com atrofia / ressecamento vaginal.

  1. Incontinência de urgência

A incontinência urinária de urgência é caracterizada por vontade súbita/repentina e incontrolável de urinar, de forma frequente,  às vezes, até perdendo urina antes de chegar no banheiro; fazendo com que o paciente retorne várias vezes ao banheiro durante o dia, muitas vezes em períodos muito curtos.

Uma das causas mais comuns da incontinência urinária de urgência são as infecções urinárias, assim como problemas na bexiga, que levam os pacientes a urinar mais vezes e em menores quantidades.

 

Tratamentos para INCONTINÊNCIA URINÁRIA

  1. Fisioterapia pélvica e Exercícios físicos: São eleitos como a primeira escolha, pois ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico e geralmente são suficientes para tratar as incontinências mais leves.

 

  1. Uso de estrogênio vaginal: Algumas mulheres que possuem ressecamento vaginal / atrofia da vagina costumam se beneficiar muito com o uso de cremes vaginais, melhorando a circulação sanguínea local e o trofismo vaginal.

 

  1. Cirurgia: Às vezes pode ser necessária para os casos de Incontinência por ESFORÇO mais graves, ou quando houve falha na tentativa de tratamento conservadora com fisioterapia/exercícios.

 

  1. Para a Incontinência urinária de urgência, o tratamento geralmente consiste em mudanças de Hábitos e Fisioterapia; muitas vezes tendo-se a necessidade da associação com medicamentos que ajudam a relaxar a bexiga. Também são ensinados exercícios para o controle da bexiga, para que, quando a necessidade de urinar aparecer, ele tenha maior controle e consiga esperar por um período maior de tempo, até chegar ao banheiro.

 Recomendações para INCONTINÊNCIA URINÁRIA

 

  • Para evitar a incontinência urinária, é importante mudar os hábitos alimentares e deixar o sedentarismo para trás. Pratique exercícios para fortalecer a musculatura da região abdominal e pélvica;

  • Eliminar os fatores de risco, como diminuir o consumo de açúcar, CAFÉ, chocolate, chá mate, chá preto, pimenta e álcool;

 

  • Abandonar o cigarro;

 

  • Atenção com ir ao banheiro a cada 3 horas para esvaziar a bexiga, evitando da mesma ficar muito cheia;

A investigação médica será feita pelo Urologista, com uma boa história e exame físico focado, identificando o tipo de perda urinária que a paciente apresenta, em busca da causa do problema e, por fim, da melhor solução / tratamento.

O tratamento correto permitirá uma melhora na qualidade de vida, com mais liberdade e segurança para a prática de atividades do dia-a-dia.

Categorias: Uncategorized

Dr. Euclides Nunes
Contato via WhatsApp